Ministério da Cidadania apresenta:

Notícias

22/08/18

O piano vai à escola - Ação social do I Pianíssimo sensibiliza estudantes para a música do instrumento

Durante cinco dias, de 27 a 31 de agosto, crianças de cinco escolas municipais vão ser apresentadas à riqueza musical do piano. A ação social faz parte do escopo do I Pianíssimo – Todos os Pianos do Mundo, programado para o final de setembro, e que pretende transformar Joinville na cidade do instrumento.

As instituições contempladas pela ação serão as escolas Anita Garibaldi, Hans Müller, José Navarro Lins, Paul Harris e Pedro Ivo Campos. Segundo Patrícia Macedo, responsável pelo projeto e coordenadora técnica do I Pianíssimo, o objetivo é ampliar o universo cultural dos estudantes, apresentando as possibilidades sonoras e musicais em torno do piano. “Queremos estimular a percepção auditiva das crianças e abrir horizontes musicais e culturais”, sublinha a professora.

Cada exibição será embasada em um material audiovisual idealizado para a ação, com distribuição de cartilhas interativas que contam a história do piano, mostram composições para piano e outros instrumentos, além de vários pianos tocando ao mesmo tempo, passeando por diferentes estilos musicais. As crianças também poderão acompanhar uma partitura musical ao piano, observando e seguindo, auditiva e visualmente, como o pianista executa uma peça. Para completar, a cartilha traz curiosidades e “links” dos vídeos exibidos, para que o estudante possa acessar em casa, com a família.

Uma segunda iniciativa ocorrerá na semana do Pianíssimo – que vai de 19 a 23 de setembro. É o “Piano na Escola”, caminhão-palco com piano acústico que visitará a Escola de Educação Básica Gustavo Augusto Gonzaga, recebendo alunos também de instituições próximas para uma apresentação ao vivo.

Voltar
Patrocínio
Apoio Cultural
Apoio em Serviços
Apoio Institucional
Planejamento Cultural
Produção e Realização


Copyright © 2019 • Pianístico de Joinville - Todos os Pianos do Mundo • Direitos Reservados