Ministério da Cidadania apresenta:

Oficinas

Este ano o Pianístico de Joinville, trará 3 oficinas com grandes e importantes pianistas da atualidade, cujo objetivo é contribuir para a formação dos pianistas, professores e alunos, além de instrumentistas em geral.

Abaixo segue os detalhes sobre as mesmas.
Veja quais as oficinas que são de seu interesse e que estejam de acordo com o seu perfil para participar.
Todas as oficinas acontecerão no Auditório da Casa da Cultura "Fausto Rocha Junior", nos dias e horários abaixo relacionados.

20/09 – 10:00 ÀS 11:30 HS - TÉCNICAS INTERPRETATIVAS DA MÚSICA POPULAR
Encontro com Gilson Pezzanretta e Leandro Braga

Por sua grande versatilidade o piano oferece ao instrumentista uma enorme gama de estilos e áreas de atuação, desde o piano erudito até a improvisação de jazz, desde o piano solista até a participação em grupos ou como acompanhante. É também o melhor instrumento auxiliar na composição e na elaboração de arranjos por oferecer uma tessitura que abranje todos os instrumentos da orquestra. Neste curso darei noções gerais que permitirão ao aluno conhecer todas essas frentes para que ele se especialize na que mais lhe interessar.
O  improviso e o arranjo  estão associados à criatividade, ao sólido. Os estilos musicais  tem elementos característicos que os diferenciam e devem ser levados em conta para que a improvisação e/ou o arranjo sejam coerentes com a melodia, o ritmo, o andamento e a distribuição harmônica.
OBS: Oficina gratuita e sem inscrição prévia, estendida a todos os músicos, independente de seu instrumento de estudo.

 


 

DIA 21/9 – 10:30 ÀS 12:30 HS e   13:30 ÀS 17:30 HS. - OFICINA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROFESSORES DE INICIAÇÃO MUSICAL AO PIANO - UM ESPAÇO PARA REFLETIR, QUESTIONAR, DIVERSIFICAR, REELABORAR CONCEITOS E ABORDAGENS
Dras. Margareth Milani e Vivian Siedlecki

Repensar as questões músico/pedagógicas do ensino e do aprendizado do piano, anterior à leitura musical, tendo como orientação a CONSCIENTIZAÇÃO DO QUE ENSINAR, COMO ENSINAR E QUANDO ENSINAR, para nortear a escolha e elaboração de materiais pedagógicos que possibilitem uma maior exploração, experimentação e manuseio dos recursos do instrumento e dos conceitos que antecedem as questões pertinentes à grafia musical. Em função das múltiplas e distintas formações dos professores de piano e das heranças pedagógicas construídas nos Conservatórios de Música, que privilegiavam habilidades técnicas tendo como modelo o professor, propomos uma oficina para professores de iniciação ao piano, visando redimensionar as práticas pedagógicas e alicerçá-las sobre bases contemporâneas de ensino, trazendo a pedagogia pianística para um espaço de reflexão crítica sobre os materiais disponíveis e os procedimentos pedagógicos no ensino do piano, com o propósito de repensar as questões músico/pedagógicas e tendo como orientação a conscientização do que ensinar, como ensinar e quando ensinar, com objetivo de formar educadores musicais reflexivos, críticos e transformadores.

A proposta desta oficina objetiva a reelaboração dos materiais existentes assim como a construção de novos materiais e procedimentos que se entrelacem com as etapas do desenvolvimento infantil, no que concerne ao âmbito cognitivo, motor e psicológico, redimensionando o ensino do piano para crianças através da plasticidade de adequação do material em relação às possibilidades cognitivas da criança dentro de sua faixa etária.

TÓPICOS QUE SERÃO ABORDADOS EM QUATRO MÓDULOS
• PIANO EXPANDIDO
Explorações livres
Explorações direcionadas

• CLUSTER
Aprendizagem observacional (imitação)
Leitura relativa

• SOM ISOLADO / TECLAS PRETAS
Aprendizagem observacional (imitação)
Leitura relativa

• SOM ISOLADO / TECLAS BRANCAS
aprendizagem observacional (imitação)

CONTEÚDOS
• Procedimentos metodológicos de iniciação musical ao piano;
• Explorações sonoras utilizando o instrumento em sua totalidade;
• Cluster;
• Lateralidade e espacialidade;
• Domínio sensório-motor e visual do teclado (topografia do teclado);
• Som isolado – teclas pretas e teclas brancas;
• Uso de posições auxiliares anteriores a formação do arco da mão;
• Ritmo sensorial;
• Leitura relativa;
• Elaboração e utilização de repertório funcional: imitação e leitura;
• Elaboração de material didático;
OBS: Oficina gratuita. Os interessados devem enviar seu nome e cpf para o e-mail contato@pianistico.com.br

 


 

21/9 – 18:00 ÀS 19:30 HS - O PIANO NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Encontro com Hercules Gomes

Nessa oficina o pianista Hercules Gomes apresenta os principais gêneros tradicionais da música popular brasileira e demostra possibilidades para a aplicação no piano. São trabalhados ritmos como choro, samba/bossa nova, baião, xote, maracatu e frevo, primeiramente com a identificação das principais características de cada gênero e em seguida com a aplicação baseada nos estilos de pianistas que foram significativos no desenvolvimento do piano brasileiro.
OBS: Oficina gratuita e sem inscrição prévia. Oficina exlcusiva para pianistas, professores e alunos de piano.

 

Patrocínio
Apoio Cultural
Apoio em Serviços
Apoio Institucional
Planejamento Cultural
Produção e Realização


Copyright © 2019 • Pianístico de Joinville - Todos os Pianos do Mundo • Direitos Reservados